O Convento de Cristo é um dos mais emblemáticos monumentos de Portugal, testemunho vivo de séculos de história, arte e poder religioso. A sua construção teve início por volta de 1160, sob a direção de Gualdim Pais, grão-mestre da Ordem do Templo, quando foi erguido o castelo templário no topo de um monte em Tomar.
Com o fim da Ordem do Templo no início do século XIV, D. Dinis, em 1319, criou a Ordem de Cristo, que herdou os bens, privilégios e a missão espiritual dos templários em Portugal. Foi essa ordem que continuou a expandir e a embelezar o convento ao longo dos séculos seguintes.
Durante os tempos dos Descobrimentos Portugueses, sob o Infante D. Henrique (o Navegador), iniciaram-se obras mais amplas no convento: construção de claustros, de espaços funcionais como o Paço sobre a antiga casa militar templária, entre outras expansões. Após isso, o reinado de D. Manuel I promoveu algumas das intervenções mais luxuosas, incluindo a igreja manuelina e a ornamentação decorativa rica e simbólica, com esculturas, talha dourada, pinturas, estuques, etc.
Um dos elementos mais célebres do Convento é a Charola, oratório original da Ordem dos Templários.
Uma outra característica icónica é a Janela do Capítulo (ou Janela Manuelina), na fachada ocidental da igreja. Essa janela é um dos expoentes máximos do estilo manuelino, repleta de simbolismo marítimo, religioso e heráldico.
O convento inclui ainda sete claustros de diferentes épocas: góticos, manuelinos, renascentistas, cada um com sua singularidade arquitetónica e decorativa.
Ainda ligado ao complexo está o Aqueduto de Pegões (ou Aqueduto do Convento de Cristo), com cerca de 6 km de extensão, construído no final do século XVI / início do XVII para trazer água de várias nascentes ao Convento e aos seus jardins.
Atualmente, o Convento de Cristo é não só um monumento religioso, mas também um espaço museológico, turístico e cultural. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e inserido na lista do Património Mundial da UNESCO desde 1983, sendo frequentemente visitado por quem quer mergulhar na história templária, no legado dos descobrimentos e na riqueza artística portuguesa.
Ver maisVer menos
Outras Informações
Bilhete Individual: 15 €
Descontos aplicáveis sobre o preço normal:
- Maiores de 65 anos → 50% desconto
- Jovens dos 13 aos 24 anos → 50% desconto
- Famílias (mínimo 2 pessoas: 1 adulto + 1 menor) → 50% desconto
- 52 dias de entrada gratuita por ano para portugueses e residentes em Portugal (à escolha do visitante)
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.