Uma referência a nível nacional, a Romaria d’Agonia é um dos eventos mais tradicionais que existe em Portugal. As minhotas saem à rua com os seus típicos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, completados com os belos acessórios de ouro, verdadeiras obras de arte tão típicos desta tradição.
Durante os dias de festa, Viana enche-se de cor, a procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com tapetes floridos, testemunhos da fé e devoção dos habitantes. O Cortejo Etnográfico e a Festa do Traje são alguns dos momentos mais marcantes, com o desfile dos trajes típicos que encantam qualquer visitante. Tudo isto acompanhado de música tradicional, que completa o ambiente de festa que caracteriza esta romaria. A serenata e o fogo de artificio, são também momentos que merecem destaque, uma forma de celebrar o orgulho vianense e acolher os que visitam a região.
Declarada como um evento de Interesse para o turismo, esta festa secular terá tido origem numa via-sacra do século XV, onde no local foi construída a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro. A fé e devoção dos fiéis fizeram crescer o número de promessas, sendo mais tarde, em 1774, contruída uma igreja dedicada à Srª da Agonia e, nove anos depois, concedida a licença para que todos os anos se pudesse celebrar no dia 20 de agosto uma missa solene em sua honra. O primeiro desfile do traje surgiu em 1906 e ao longo do tempo a romaria foi crescendo, tendo já mais de 250 anos de existência.
Uma festa testemunho da fé, que celebra as tradições locais.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.