A barragem de Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi a primeira no Douro Internacional e foi uma verdadeira aposta de modernidade.
A construção começou nos anos 50 e entrou em funcionamento quatro anos depois do início da sua construção.
O empreendimento foi um ponto de viragem para a zona e chegou a ter mais de seis mil pessoas a trabalhar e viver no Barrocal do Douro, a três quilómetros da barragem.
Muitas destas pessoas viviam em casas de madeira provisórias ou em três bairros que, de certa forma, os dividiam segundo a sua classe operária - O Bairro Verde, onde viviam os operários, O Bairro Branco, destinado a trabalhadores especializados, e o Bairro dos Engenheiros que, como o próprio nome indica, se destinava aos engenheiros que supervisionavam a empreitada.
O Bairro Verde é de casas de madeira com base em granito. Estas seriam casas temporárias, mas tinham água canalizada e aquecimento.
Hoje em dia os bairros branco e verde estão ocupados, mas muitas casas são de segunda habitação.
Em 1991 quando os comandos das barragens passaram para a Régua, foi quase o final da presença de técnicos e trabalhadores.Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de Junta de Freguesia de Picote
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.