A Igreja Velha do Negrote foi um centro religioso crucial para os habitantes do Couto de Barra até à sua demolição, por volta de 1600. Com as suas pedras, foi erguida a Igreja Velha do Paião, cuja data de construção, 1601, está gravada na porta principal.
Nesta igreja, entre 1223 e 1578, era celebrada a missa, mas era também local de sepulcro dos habitantes do Couto de Barra.
Em 1897, o terreno da antiga igreja foi vendido para financiar a construção da atual Igreja Matriz do Paião. Durante a demolição da Igreja Velha do Paião, encontraram fragmentos da estrutura original, incluindo colunas e imagens.
No local foram descobertas moedas datadas entre os reinados de D. Sancho I e D. Sebastião, algumas das quais estão hoje expostas no Museu Municipal da Figueira da Foz.
A construção da atual Igreja Matriz do Paião, começou em 1896, tendo sido concluída em 1905, enquanto o Mosteiro de Seiça, outrora ligado ao templo, continuava em ruínas. Hoje, poucos vestígios restam da Igreja Velha do Negrote, mas a sua história perdura na memória da região.
Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de Freguesia de Alqueidão
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.