A fachada do edifício oitocentista no Campo de Santa Clara, datado de cerca de 1860, é inteiramente revestida por azulejos produzidos na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, com autoria atribuída ao pintor Luís Ferreira ("Ferreira das Tabuletas").
O revestimento apresenta uma composição cenográfica, de gosto romântico e revivalista, com efeitos de trompe-l'œil que simulam elementos arquitetónicos. O piso térreo é decorado com azulejos que imitam apainelados de cantaria marmoreada, em tons de manganês e branco, com molduras azuis.
Nos andares superiores, sobre fundo azul marmoreado, surgem molduras amarelas simulando pilastras e frontões recortados sobre os vãos das janelas, decorados com volutas, folhas de acanto, grinaldas e cabeças humanas. Entre os vãos e nos extremos da fachada, há painéis recortados com efígies clássicas e elementos vegetalistas.
Este revestimento expressa uma fusão de influências neoclássicas, barrocas, maçónicas e orientais, tornando a fachada um dos mais relevantes exemplos do uso artístico do azulejo na arquitetura urbana do século XIX.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.