O Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso é um edifício de grande valor histórico e patrimonial, situado nos arredores de Belém, em Lisboa. Fundado no século XVII, a sua origem está ligada à devoção de D. Iria de Brito, uma dominicana de origem irlandesa, que, com o apoio da comunidade católica irlandesa exilada em Portugal, impulsionou a criação deste espaço religioso. Assim, o convento nasceu com uma forte ligação à Ordem Dominicana e à comunidade irlandesa em Lisboa, assumindo-se como um importante centro espiritual e cultural.
A construção do convento foi iniciada em 1639 e, desde o início, distinguiu-se pela sua missão particular: acolher religiosas dominicanas irlandesas e servir como lugar de oração, estudo e preservação da fé católica, num contexto em que a Irlanda vivia um período de forte perseguição religiosa. De arquitetura erudita e com uma igreja sumptuosa, este complexo resistiu quase incólume ao terramoto de 1755 e nunca deixou de estar habitado e funcional desde a sua fundação. Ao longo dos séculos, o edifício foi ampliado e enriquecido com elementos arquitetónicos e artísticos que refletem a estética conventual da época, com destaque para a simplicidade das linhas e a harmonia dos espaços interiores.
Advindo do seu valor histórico, cultural e religioso, o edifício foi classificado como Imóvel de Interesse Público, garantindo a preservação deste património que simboliza não apenas a espiritualidade dominicana, mas também a amizade secular entre os povos português e irlandês.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.