Maria da Fonte representa a coragem e a luta do povo português durante a Revolta de 1846, que começou no Minho e se espalhou por todo o país. A revolta foi uma resposta à proibição de enterramentos nas igrejas, imposta pelo governo de Costa Cabral, e teve forte participação das mulheres.
A estátua de Maria da Fonte, inaugurada em 1920 por Costa Motta no Jardim Teófilo Braga, em Campo de Ourique, simboliza essa resistência. A figura feminina, descalça, com vestes tradicionais e armada com um chuço e uma pistola, é um ícone da luta popular contra a opressão. A jovem mulher representa o povo trabalhador, especialmente das zonas rurais, que se levantou em defesa das suas tradições e direitos.
A revolta, que teve um grande protagonismo feminino, levou à instauração do regime liberal em Portugal, simbolizando a vitória pela liberdade. A estátua, além de homenagear as mulheres da revolta, reflete a força do movimento popular que transformou o país.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.