Erguida no início do século XVI, a Igreja de São Roque nasceu em 1506, sob a proteção de São Roque, invocado contra a peste. Foi sagrada poucos anos depois, em 1515, pelo bispo D. Duarte. Em 1553, passou para a Companhia de Jesus e tornou-se um dos mais importantes templos jesuítas de Lisboa, recebendo intervenções de arquitetos como Afonso e Baltazar Álvares e Filipe Terzi.
Classificada como Monumento Nacional, é considerada o verdadeiro protótipo das igrejas jesuíticas portuguesas: nave única, capelas laterais interligadas e teto em madeira, características que marcaram a arquitetura religiosa da época.
A atual fachada austera, de linha classicizante e inteiramente revestida em cantaria, resulta do restauro posterior ao terramoto de 1755. No entanto, é no interior que se revela toda a riqueza artística, com a combinação de azulejos, mármores, talha dourada e pinturas maneiristas e barrocas.
Entre os tesouros do templo, destaca-se a Capela de São João Baptista, mandada executar em Itália por D. João V e transportada peça a peça até Lisboa, considerada uma das mais belas capelas barrocas do mundo.
Após a expulsão da Companhia de Jesus, em 1768, a igreja e a Casa Professa dos Jesuítas foram entregues à Misericórdia de Lisboa, que aqui mantém a sua sede até hoje. O espaço alberga ainda o Museu de São Roque, instalado na antiga Casa Mãe dos Jesuítas, que reúne uma notável coleção de arte sacra dos séculos XVI a XVIII.
Visitar a Igreja de São Roque é mergulhar num dos maiores legados artísticos e espirituais da cidade, um lugar onde história, fé e arte se cruzam em cada detalhe.Show moreSee less
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Rate and Comment
To evaluate and comment on points of interest, you must be logged in.
Please note that by doing so you earn points for your user experience.