Os Passos de São Domingos de Carmões foram construídos a mando de José Baptista Canha, no início do século XX, devido a uma promessa por uma graça concedida.
Segundo a História em 1903 José Canha, de visita a casa de um primo a Lisboa, foi preso pelos monarcas e condenado à morte.
Quando estava na prisão, José Canha prometeu a Deus que se o salvasse daquela situação, mandaria erguer estes Passos.
Uma funcionária da prisão ao ver que estava para ser morto um jovem de bem, ajudou-o a fugir. Assim que chegou a São Domingos mandou construir os Passos e realizou uma procissão.
Os Passos, inaugurados a 11 de Abril de 1905, são cinco edificações em pedra, com portas em madeira e altar no interior, que lembram os actos de Paixão de Cristo, e estão construídos no percurso entre a Corujeira e São Domingos de Carmões, caminho da Procissão dos Passos que se realiza todos os anos no domingo que antecede a Páscoa.
Espaços de culto que ligam São Domingos de Carmões e Corujeira pela EN115. É tradição no fim de semana antes da Páscoa a Procissão dos Passos, que percorres os Paços Processionais começando na Igreja de S. Domingos de Carmões e terminando na Capela de Corujeira. Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.