O Castro de S. Lourenço foi edificado por povos da Idade do Ferro, bem no alto de uma elevação da arriba fóssil, cadeia rochosa que se desenvolve paralelamente à linha da costa atlântica.
O Castro conheceu a cristianização, como é típico em monumentos desta natureza, foi construída uma capela na antiga acrópole, denominada de capela de S. Lourenço. As antigas construções deste povoado foram devastadas ao longo dos séculos, em grande parte da sua original extensão, devido à recolha de pedra e a terraplanagens. Apesar de todas estas transformações, é ainda possível ter uma ideia razoável de como seria o povoado aquando da sua edificação. Era um povoado protegido por duas ordens de muralhas e as habitações originais teriam plantas subcirculares, ocupava as encostas em socalcos firmados por muros de suporte.
Com a romanização vieram as casas de planta retangular, a tégula (telha romana), as cerâmicas romanas produzidas em paragens longínquas e as moedas. Aqui, foi ainda encontrado um tesouro romano de dezanove moedas de prata da época republicana e uma moeda de Constantino, que remonta do século IV d.C. Este último achado, prova que o povoado foi habitado até meados do primeiro milénio.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.