Este percurso tem início em Benavente, no Parque Ribeirinho do Jardim do Calvário local onde pode admirar o pelourinho local que foi erigido em 1516, aquando da atribuição do novo Foral a Benavente por D. Manuel I e classificado como imóvel de interesse público. No largo está um dos destaques deste percurso o Cruzeiro do Calvário também este classificado como imóvel de interesse público.
Seguirá agora pela rua das Acácias, ao longo deste percurso será brindado por habitações, hortas, jardins e campos agrícolas. Encontrará troços em terra onde terá também a oportunidade de vislumbrar montados dispersos em zonas florestais.
No trilho que acompanha a zona hidroagrícola terá o primeiro contato com os vastos campos planos que caraterizam esta rota. Terá a possibilidade de encontrar o Peneireiro-cinzento, ave que gosta de caçar em campos abertos próximo de montados.
Mais à frente no percurso irá atravessar arrozais, e arrepiará caminho junto da margem do rio Almansor sempre com os extensos arrozais na sua direita. Poderá visitar Samora Correia, onde o seu centro histórico se encontra a uns meros 800 metros. Siga agora em direção às casas da companhia das Lezírias e ao jardim local.
Em Samora Correia encontra o rio Almansor, que segundo registos históricos tanto os romanos como os árabes, usufruíram dele como meio de comunicação e foi navegável até ao início do século XX. Ao percorrer a margem do rio é comum encontrar a Garça-real ou a Cegonha-branca.
De regresso ao ponto anterior e de passar novamente a ponte sobre o rio Almansor, irá ter contato com o rio Sorraia. Prossiga por cima do dique ao longo do rio e contemple os extensos arrozais que fazem de Benavente um dos maiores produtores nacionais de arroz carolino. Depois de passar por um pequeno túnel vislumbrará uma zona de campo aberto, aqui é costume estarem alguns exemplares de Touro bravo.
Mais adiante atravessará um canal de rega, depois de deixar o canal encontrará uma estrada de terra onde no seu lado direito está um pinhal e do lado esquerdo campos agrícolas. É nesta zona que pode observar o Peneireiro-cinzento, espécie que no continente europeu só é possível de encontrar no sul de Portugal e Espanha.
Ao atingir o famoso canal do Sorraia, será envolvido por um pequeno bosque, depois de atravessar uma ponte pedonal seguirá por um trilho que vai contornar todo o campo agrícola, findo o trilho, passará por um pequeno aglomerado de hortas e mais à frente atingirá o ponto de partida finalizando assim esta jornada enriquecedora.Ver maisVer menos
Verificamos que o utilizador não se encontra autenticado. Para proporcionar uma experiência mais completa, encorajamos o utilizador a efetuar a autenticação ou registo na plataforma.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar eventos é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.