A Igreja Matriz de Alvito foi a primeira igreja erguida na Vila, nos terrenos deixados em testamento ao Convento da Santíssima Trindade de Santarém, pelo Chanceler Estêvão Anes. O Chanceler doou o território da Vila de Alvito e de Vila Nova em contrapartida de algumas obrigações, sendo uma delas a construção de uma Igreja onde fossem promovidas celebrações religiosas. Assim surgiu a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, satisfazendo um dos últimos desejos do Chanceler.
Com planta em cruz latina, com a nave central maior, esta construção que é possível ver atualmente, sofreu várias alterações ao longo dos anos. Em 1481 foram construídas as capelas
funerárias da família Lobos da Silveira. Na primeira metade do séc. XVII, o interior foi alterado, para corresponder às tendências da época, em que as paredes foram revestidas de azulejos padrão, amarelos, azuis e brancos. A capela-mor, também com azulejos, foi revestida antes, em 1625, e o teto foi decorado por caixotões cobertos por pinturas.
Nos séculos XVII e XVIII esta igreja não foi exceção e, tal como muitas igrejas do país, seguiu a tendência de abrir capelas ao longo das naves, com altares de várias confrarias e irmandades. Também as pinturas que decoram o interior da Igreja merecem destaque, sobretudo a representação de Santo André, Santiago e Sebastião, a mais antiga do templo, datada do século XV. O exterior é decorado com gárgulas de estilo gótico, animais e pequenos demónios, bem como algumas esculturas, já manuelinas, em forma de canhão.
Motivos não faltam para conhecer a Igreja Matriz de Alvito, um local de interesse imperdível na região, testemunho da cultura e do património religioso de Alvito.
Ver maisVer menos
Outras Informações
Para visitar o interior, é necessário entrar em contato com o posto de turismo (Dias uteis das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30; Sábado das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30).
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.