Classificado como Monumento Nacional, o Castelo de Alvito funciona como Pousada desde 1933, sendo atualmente gerido pela Escola Profissional.
Em 1481, o Dr. João Fernandes da Silveira requereu ao rei D. Afonso V a licença para construir o castelo, que lhe terá sido concedida apesar de as obras só se terem iniciado mais tarde, em 1494, no reinado de D. João II. Nessa altura, quem estava responsável pela Casa dos Lobos era D. Diogo Lobo, que após a morte da sua mãe, em 1499, foi 2º Barão de Alvito.
A construção do castelo durou 14 anos, entre 1494 e 1508. O edifício possui um estilo gótico final, com influências do renascimento, com uma traça inspirada nos palácios renascentistas de Itália. É constituído por um pátio quadrangular e tem uma torre de menagem que terá sido adicionada em 1534. Quadrangular e de estilo manuelino mudéjar, a torre é de influência árabe. A porta principal é em arco chanfrado, com uma epigrafia na parte superior. O Jardim, projeto pelo arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles, encanta qualquer visitante.
O monumento foi sofrendo algumas intervenções ao longo dos anos. A partir de 1941 foi restaurado com a reconstrução de ameias e rebocos, a reparação dos telhados e a demolição de paredes em alvenaria. No período da Revolução dos Cravos, o castelo foi ocupado pela Comissão de Moradores de Alvito, tendo também sofrido várias alterações para ter várias funções, como escola e mercearia.
Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.