Localizado no Jardim Afonso de Albuquerque, em Belém (Lisboa), o monumento foi inaugurado em 1901, por iniciativa do historiador Simão José da Luz Soriano, que deixou fundos para a sua construção. Com projeto do arquiteto Silva Pinto e esculturas de Costa Motta, a obra homenageia Afonso de Albuquerque, Vice-Rei da Índia entre 1508 e 1515.
De estilo neomanuelino, combina visualmente com o próximo Mosteiro dos Jerónimos. É composto por uma base em pedra com dois níveis, decorada com baixos-relevos que ilustram episódios marcantes da vida e conquistas de Albuquerque, incluindo batalhas e cenas da expansão marítima portuguesa.
Ao centro ergue-se uma coluna trabalhada, encimada por uma estátua em bronze de Afonso de Albuquerque. Nos quatro cantos da base, figuras aladas representam as virtudes do conquistador, como coragem e justiça.
O monumento é um importante símbolo da memória histórica e da exaltação nacional dos tempos dos Descobrimentos.Ver maisVer menos
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.