Pensa-se que a construção deste templo religioso terá acontecido entre meados do séc. XIII e início do séc. XIV, no centro da cidade de Tarouca, num local que ficava no interior do circuito amuralhado do antigo Castelo.
Diz a população, que esta terá sido a sétima igreja a ser fundada em Portugal, construída sob a Igreja da Santa Maria.
O edifício apresenta traços da transição entre os estilos românico e gótico. Para além disso, é ainda possível identificar várias alterações manuelinas e barrocas.
No topo da sua fachada, é possível encontrar a cruz tripla, conhecida como cruz papal, considerado um dos maiores diferenciais do monumento. As três barras horizontais, representam as funções do Papa: sacerdócio, jurisdição e magistério. Esta cruz era utilizada na heráldica eclesiástica.
No interior do templo, é possível visitar um tumulo manuelino, datado do século XVI. Pensa-se que o 1º Conde de Tarouca, D. João de Meneses, estará aqui sepultado.
A Igreja encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1948.
Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de Município de Tarouca
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.