Primeiro convento da Ordem Cisterciense em Portugal, o Mosteiro de s. João de Tarouca foi implantado em território nacional no século XII.
Nos documentos da época, é possível encontrar registos que mostram que este espaço se terá chamado de S. João de Barosa e de S. João de Mondim.
Foi aqui que se instalaram os primeiros Monges de Cister, quando em 1140. D. Afonso Henriques passou a carta de couto a esta comunidade, como recompensa da ajuda prestada na tomada de Trancoso aos mouros.
Os monges receberam vários apoios da nobreza e burguesia de Tarouca, tendo este espaço sido uma espécie de panteão de Tarouca.
Durante a Baixa Idade Média, este local tornou-se num dos mais importantes estabelecimentos monárquicos nacionais. Aqui encontra-se sepultado D. Pedro Afonso, filho bastardo de D. Dinis, num tumulo de granito decorado com cenas de caça.
Na Igreja, destacam-se os painéis de azulejos, datados do século XVIII, que ilustram a história da fundação do mosteiro.
Ver maisVer menos
Conteúdos da responsabilidade de Município de Tarouca
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Os Nossos Parceiros.São de confiançaOur Partners. It's reliable
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar locais é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.